Uma vez gerado o lead, não significa que o trabalho terminou. Agora é necessário converter aquele lead em cliente. Os leads devem ser tratados como oportunidade de negócio, cada pessoa que preencheu o formulário possui um problema que precisa solucionar.
Você deve estar se perguntando como converter um lead em negócio? Para trabalhar a conversão de um lead é preciso entender em que estágio da jornada de compra ele está e fornecer materiais compatíveis com cada etapa. Manter o contato com a pessoa interessada, seja por telefone ou e-mail, também é essencial para melhorar a conversão.
Outro fator importante é que o time de vendas e marketing esteja alinhado, pois dependendo da jornada do consumidor será necessário um tipo de ação diferente. Se o lead estiver no estágio de decisão, por exemplo, o vendedor poderá fazer contato telefônico ou agendar uma visita. Porém, se o lead ainda precisar de mais conhecimento antes de decidir, ele deverá ser tratado pela equipe de marketing com materiais informativos e acompanhado por uma régua de comunicação.
Algumas dicas de como converter um lead:
1. Conheça a “dor” do seu cliente
Saber quais são os motivos que levam uma pessoa a procurar o seu serviço ou produto e o que ela percebe como benefício ou solução, isso é muito importante para traçar estratégias de comunicação adequadas.
2. Torne a sua solução mais simples
Os seres humanos sempre buscam pela solução mais fácil, por isso, procure oferecer produtos ou serviços que simplifiquem a escolha do cliente.
3. Ofereça conteúdo personalizado
As pessoas gostam de sentirem que são únicas, por isso, ofereça possibilidades de customização e comunique-se de forma personalizada com o seu cliente.
4. Responda rápido
Se o seu cliente manifestou interesse pela sua oferta ou produto não espere muito tempo para fazer contato com ele.
5. Faça uma régua de comunicação
Crie uma régua de relacionamento com o seu lead. Faça uma sequência de e-mails para quem se cadastrou e ajude o cliente a encontrar a melhor solução para o seu problema.
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