O funil de vendas é uma ferramenta que ajuda a compreender a jornada do cliente. A partir disso, você consegue entender melhor o seu público por meio da análise de todo um caminho feito até ele chegar na decisão de compra e, assim, criar uma campanha mais efetiva.
O que é um funil de vendas e como utilizá-lo? Confira abaixo mais informações sobre o funil de vendas e o passo a passo para criar um:
Topo do funil
Na primeira fase do funil de venda o cliente ainda está no início da sua jornada, ele possui uma necessidade ou problema a ser resolvido. Por isso, é importante que você ofereça conteúdos ricos com caráter educativo tais como: infográficos e e-book
Meio do funil
Nessa etapa o cliente já está mais consciente das opções e está ponderando qual é a melhor para resolver sua necessidade ou problema. Para essa etapa é importante que você ofereça dicas e tutoriais.
Fundo do funil
Essa é a etapa da decisão de compra, onde os leads qualificados tornam-se oportunidades e já estão prontos para serem abordados pela equipe de vendas. Nesse estágio é importante mostrar que você é a melhor solução para ele.
Conhecer a jornada de compra e relacioná-la ao funil de vendas é muito importante para qualificar o cliente e focar os esforços de vendas naqueles que tem maior possibilidade de conversão.
Como construir um funil de vendas:
- Identifique qual é a jornada de compra, para isso utilize as personas desenhadas para o seu negócio.
- Defina os principais marcos para cada estágio
- Planeje cada etapa do funil e estabeleça objetivos
- Otimize e escale, monitore as taxas de conversão e trabalhe para melhorar a eficiência. Também treine o seu time de vendas.
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