Depois da captação de leads vem uma etapa muito importante: a Nutrição de leads. Nem todo lead que você coletou está no momento certo para a venda, muitas vezes esses contatos precisam ser trabalhados para que estejam prontos para a conversão.
O que é nutrição de leads e porquê você precisa fazer?
A nutrição de leads é o termo utilizado para designar a criação e manutenção de relacionamento com potenciais clientes, mesmo que eles ainda não estejam prontos para efetuar a compra.
O processo de nutrir os leads deve ser planejado com cuidado e poderá ser automatizado com o auxílio de uma ferramenta de marketing para se tornar mais rápido e eficaz.
Algumas dicas:
- Entenda que cada pessoa está em uma etapa diferente da jornada de compra e poderá ter uma dúvida ou necessidade específica, por isso, é importante fazer uma comunicação personalizada.
- Estude as demandas de seus potenciais clientes e utilize essa informação para otimizar as suas campanhas de nutrição.
- Reduza o trabalho da sua equipe e poupe tempo através de ferramentas de automação de marketing.
- Faça formulários de captação de leads que sejam ricos em informações, elas serão importantes para personalizar as mensagens.
- O planejamento de nutrição deve ser feito pensando em uma régua, com começo, meio e fim.
Por que a nutrição de leads é importante?
As campanhas de nutrição de leads são criadas para ajudar a responder dúvidas frequentes dos clientes, através de comunicação personalizada. Ela é uma maneira de estar em contato com clientes potenciais, ajudar a reconhecer padrões de comportamento e criar um relacionamento cliente-empresa. Veja o quadro abaixo criado pelo HubSpot.
Com o avanço das ferramentas de marketing digital e automação, ficou muito mais fácil criar e manter o relacionamento entre empresas e potenciais clientes. Nutrir leads é uma forma de estabelecer esse vínculo e preparar o cliente para uma futura venda. Lembre-se de incorporá-la na sua estratégia de marketing digital e aproveite mais os leads captados.
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