Marketing de Performance é um conjunto de estratégias e táticas de mídia digital focadas em resultados, com o objetivo de gerar receita, sejam vendas, leads ou utilização de aplicativos. Esse conjunto de ações e táticas são capazes de trazer resultados mensuráveis para a empresa. Em outras palavras, é possível saber quanto cada R$ investido pela empresa trouxe de retorno para a mesma.
À medida que a publicidade se torna mais transparente, os anunciantes passam a olhar além da marca a fim de traçar estratégias de performance com um retorno comprovado. Nas campanhas de performance, o modelo de pagamento da mídia por parte do anunciante, é totalmente diferente dos modelos tradicionais, de fee mensal ou cliques por exemplo. Nesse modelo, os anunciantes pagam quando é realizada uma determinada ação, como um cadastro (lead) por exemplo.
Pelo fato de ser totalmente mensurável, as campanhas de performance necessitam um acompanhamento diário, com ajustes freqüentes. Entende-se quais fontes de mídia estão gerando melhores resultados, seja em custo ou em qualidade, e “abre-se” ou “fecha-se” mídias com performance que fujam aos objetivos definidos. Por exemplo, se sua empresa deseja que o custo de um lead gerado seja de R$ 10 e determinada mídia gera esse lead à R$ 50, ela não deve ser fomentada.
O primeiro passo prático para começar a trabalhar com marketing de performance é contratando uma agência especializada. Nesse artigo explicamos como escolher uma agência:
Como escolher uma agência de geração de leads?
O marketing como um todo evoluiu ao longo do tempo graças a novas tecnologias e a mudanças no comportamento dos consumidores. No mundo de hoje, orientado ao desempenho, as boas ações digitais giram em torno de “alcançar as pessoas certas, no dispositivo certo, na hora certa, por um custo acessível”. Os desktops estão caindo cada vez mais no esquecimento. Profissionais de mídia e seus clientes procuram, cada vez mais, alcançar usuários de dispositivos móveis. Por isso, campanhas de performance em aplicativos estão se tornando cada vez mais frequentes.
Conheça alguns dos termos utilizados no marketing de performance:
– CPL: Custo por Lead => Modelo onde o cliente paga a agência de marketing por lead (potencial cliente) gerado. Um lead pode ser uma pessoa física ou jurídica interessado no que tal empresa tem a dizer e fornece seus dados em troca. Compra de produtos, inscrições em eventos, participação em promoções, etc, são, por exemplo, tipos de potenciais clientes gerados através de leads.
– CPA: Custo por Aquisição => Modelo onde o cliente paga uma comissão sobre a venda online de um determinado produto ou serviço. É muito utilizado nos programas de afiliação de e-commerce.
– CPI: Campanha por Instalação => Modelo utilizado em campanhas de performance de aplicativos onde o cliente paga por instalação feita de seu aplicativo.
Quer trabalhar com marketing de performance?
Interessante não? Para quem busca resultados, essa estratégia é muito indicada pois, além de ser uma forma de otimizar os recursos publicitários e atingir as pessoas certas, permite total controle do que está sendo investido.
Quer saber mais? Fale conosco e incremente seus resultados!
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