De acordo com uma pesquisa feita pela Hubspot, o principal desafio de 66% dos profissionais de Marketing é gerar tráfego e Leads suficientes. Outra pesquisa feita pela mesma empresa mostra que, além de ser um desafio, aumentar a geração de Leads é a principal prioridade das equipes de Marketing.
Confira como essas 3 etapas básicas vão desmistificar a geração de Leads na sua empresa.
Etapa 1: definição da Persona
Cerca de 70% da população brasileira está ativa na internet. Em primeiro lugar, você não quer atingir essas pessoas todas. Você precisa atrair a atenção dos seus potenciais consumidores, seu público alvo.
Ou seja, a sua empresa deve alinhar o perfil de cliente ideal do negócio. Em outras palavras, os indivíduos que se interessam, desejam e tem poder de compra, a fim de fechar negócios com sua organização. Como você já deve saber, este é o conceito de Persona.
A questão é: você aplica na prática este conceito? Você saberia dizer qual é o perfil do seu cliente, com todos os detalhes necessários para direcionar suas ações de maneira mais assertiva?
Caso sua empresa tenha um histórico dos usuários, contando todas as etapas do processo de compra destes, reunindo suas principais dores e preferências, então, você está no caminho certo.
Agora, se você tem apenas uma definição genérica, como “Homens da classe A com 40 a 55 anos de idade etc.”, isso pode indicar uma falha na composição da sua Persona.
Portanto, faça pesquisas com seus clientes, a fim de entender sua jornada até se tornar consumidor. Anote os pontos em comum e forme uma narrativa para facilitar suas estratégias de Marketing.
Etapa 2: produção de conteúdo rico e isca digital
Depois de entender a fundo quem de fato é a sua Persona, chega a hora de atraí-la e converter os visitantes do seu site em Leads. Isso é feito com produção de conteúdo realmente relevante.
A internet está repleta de mais do mesmo. A sua empresa precisa oferecer as respostas certas para as dores dos seus potenciais clientes. Então, procure ajudá-los com empatia.
Após gerar tráfego, você vai querer transformar parte dos visitantes em Leads. Para isso, é preciso produzir conteúdo de alto valor, conteúdos ricos ou também chamados de iscas digitais. Por exemplo:
– E-books;
– Webinários;
– Templates, ou seja, modelos prontos para serem reutilizados pelos usuários;
– Ferramentas: geradores de títulos, calculadora de teste A/B, só para exemplificar;
-Relatórios, pesquisas e estudos do seu mercado;
– Infográficos;
– Newsletters e cursos por e-mail;
– Kits;
– Quiz;
– Entre outros.
O importante é oferecer algo que seja irresistível, que faça sua Persona desejar tanto a ponto de trocar pelos seus dados, e se transformar em um lead.
Etapa 3: instalação da mecânica de geração de Leads
Finalmente, para concluir o processo, você precisará instalar a mecânica de geração de Leads no seu site. Ou seja, contar com:
– Call-to-Action (CTA): chamada de ação, geralmente em forma de imagem ou botão, inserida em partes estratégicas do site com o objetivo de levar o visitante a uma ação específica. Por exemplo, se inscrever na Newsletter;
– Landing pages: página destinada a uma ação específica, geralmente é nela que o usuário chega e insere seus dados em troca do conteúdo rico e isca digital;
– Formulários: recurso capaz de captar os dados do usuário e enviá-los a uma lista de e-mails específica;
– Oferta: o material que será entregue quando o usuário preencher os campos do formulário;
– Thank you pages ou páginas de agradecimento: página na qual o usuário é direcionado após a conversão no formulário. Geralmente, na qual se faz a entrega da oferta.
Seguindo estas 3 etapas essenciais, sua empresa já consegue realizar uma geração de Leads mais eficaz e desejada.
Portanto, estruture seus processos internos focando sempre na sua Persona, suas dores e sua jornada de compra. Assim, você conseguirá criar iscas digitais irresistíveis e captar a quantidade necessária de contatos para sua organização.
Caso você queira conversar conosco sobre esse processo, entre em contato conosco.
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